Os meus 8 bisavós

Salvo situações excecionais, todos temos 8 bisavós, embora a maior parte de nós não chegue a conhecê-los. Tive a sorte de conhecer dois dos meus, mas a sensação que tenho, talvez por poder olhar para as suas fotografias, é que os conheço a todos muito bem.

De tanto estudar sobre eles, sei de memória os seus nomes completos, profissões, e quase de cor as datas mais importantes, nomes dos pais e dos filhos! Por serem uma primeira linha que mistura o conhecido com o desconhecido, existe um certo mistério que nos é próximo. Tenho, por estes parentes, e pelas suas geografias, uma predileção! Nesta aventura que é a genealogia, volto a eles frequentemente, como a um cais seguro. Por isso, hoje faço um resumo sobre os meus 8 bisavós, os pais dos meus queridíssimos avós!

 

Joaquim da Ascenção de Souza Oliveira (pai do meu avô paterno)

Filho de José d’Ascenção de Souza Oliveira e de Maria Gonçalves d’Amorim. Nasceu a 11 de julho de 1877, em São Nicolau, Porto, e morreu aos 83 anos, no dia 28 de junho de 1961, em Aldoar, Porto. Foi membro da direção da Companhia de Seguros Douro, seguindo as pisadas do seu pai. Casou na Igreja se São Nicolau a 21 de setembro de 1905, com

Isaura Margarida Gomes Braga (mãe do meu avô paterno)

Filha de José Dias Gomes Braga e de Maria Amélia de Faria Couto. Nasceu a 13 de setembro de 1876, em São Nicolau, Porto, e faleceu subitamente, na sua casa da Rua de Cimo de Muro, a 10 de abril de 1928, com apenas 51 anos. Foi a interna nº 47 do Colégio Von Hafe, atual Deutsche Schule do Porto. Teve 3 filhos.

 

Germano Marcelino Gomes (pai da minha avó paterna)

Filho de Cipriano Joaquim Gomes e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu em Moás, Vinhais a 14 de janeiro de 1873 e morreu na mesma localidade, aos 85 anos, a 26 de março de 1958. Foi agricultor e esteve emigrado em Manaus no início do século XX, ainda solteiro. Casou com

Maria do Espírito Santo (mãe da minha avó paterna)

Filha de Manuel do Nascimento Garcia e de Teresa de Jesus. Nasceu em Vinhais a 29 de abril de 1884, e faleceu aos 68 anos, a 9 de dezembro de 1952, também em Vinhais. Teve 16 filhos.

 

Belmiro da Silva (pai do meu avó materno)

Filho de pai incógnito e de Emília da Silva. Nasceu em Vila Caiz, Amarante, a 12 novembro 1895, e faleceu na sequência duma queda em julho 1955, com 59 anos. Foi o soldado nº 274 do Corpo Expedicionário Português, tendo estado na zona da Flandres entre abril de 1917 e fevereiro de 1919. Era pedreiro. Casou com

Laurinda da Silva Monteiro (mãe do meu avô materno)

Filha de João Teixeira da Silva e de Maria da Graça Monteiro. Nasceu em Vila Caiz a 2 de janeiro de 1902 e morreu, com quase 70 anos, em dezembro de 1971. Teve 5 filhos.

 

Joaquim [dos Santos] da Silva Roma (pai da minha avó materna)

Filho de Júlio António da Silva Roma e de Maria da Conceição Cabrita. Nasceu a 30 de outubro de 1909, em Lagoa, Faro, onde morreu, aos 71 anos, a 5 de maio de 1980. Era proprietário de terrenos agrícolas. Casou na Conservatória do Registo Civil de Lagoa, no dia 21 de janeiro de 1935, com

Lucília do Carmo d’Assunção Rocha (mãe da minha avó materna)

Filha de João Guerreiro de Assunção e de Maria da Encarnação Rocha. Nasceu em Lagoa a 7 de agosto de 1915, e faleceu aos 83 anos, no dia 29 de outubro de 1998, em Portimão. Era proprietária de terrenos agrícolas. Teve 3 filhas.

 

Nota 1: fotografias dos meus bisavós paternos

Nota 2: texto idêntico na casa de fora

Isabel Roma de Oliveira, 2017.10.29

Advertisements

2 thoughts on “Os meus 8 bisavós

  1. Pingback: Os meus 8 bisavós | Casa de fora

  2. Pingback: A educação dos meus 8 bisavós | Memorial das gavetas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s